Estreia de INVERSO CONCRETO – versão 1 em 05/12/21 às 20h no canal do YouTube Cláudio Lacerda | Dança Amorfa

INVERSO CONCRETO é o terceiro desdobramento artístico da Pesquisa em Dança Contraespaço, na qual o grupo se inspirou e estimulou pela arquitetura de Zaha Hadid para criar dança. Na pesquisa vários fluxos foram ativados. A intenção nunca foi “traduzir” a arquitetura de Hadid para a dança, mas, trabalhar através do devaneio e da imaginação corporal, espacial e de movimento que a obra de Hadid nos proporcionou. O material de dança gerado são rastros do que foi provocado e acalentado ao longo do processo: nossos olhares internos, a sensibilidade alterada de nossas superfícies, vários modos de fricção entre nossos corpos, várias propostas de habitação nos espaços em cena e possibilidades de relações entre nós, afetando e sendo afetado, desestabilizando e apoiando. Esse material foi se estruturando organicamente em módulos, cada um autônomo e constituindo um mundo particular. Isso nos permite ordená-los em intercambialidade a cada nova apresentação. 

 

Diferente dos desdobramentos anteriores – o espetáculo TRANSITERRIFLUXÓRIO e a videodança TRANSITERRIFLUXÓRIO REC, que foram propostos para fora da caixa cênica, explorando os diversos ambientes de um determinado prédio ou área –, INVERSO CONCRETO é proposto para o palco cênico. Com esta proposta, exploraremos a plasticidade do material de dança criado, no qual em muitas vezes os movimentos são resultados de seus inversos e constituem novas concretudes e possibilidades de existência, e diferentes ordenamentos a cada apresentação. Temos percebido que em cada novo ordenamento novas significações tendem a aflorar. Isso mostra que não precisamos de uma única linearidade para poder gerar significações, o que é muito libertador. É essa faceta que pretendemos oferecer aos espectadores. Novos módulos foram criados, a partir de material original ainda não explorado, juntando-se aos já existentes. Atuando sinestesicamente com a dança, a cenografia de Renata Gamelo, as projeções de imagens de obras de Hadid (registradas in loco por Cláudio Lacerda), a iluminação de Luciana Raposo e as sonoridades concebidas por Cláudio Lacerda e editadas por João Vasconcelos oferecem diferentes camadas de texturas sensoriais para a fruição pelo espectador. Este torna-se único em construir seus próprios sentidos para o espetáculo. 

 

Como medida de segurança contra a pandemia da Covid-19, o espetáculo, cuja intenção inicial antes da pandemia seria a apresentação ao vivo, foi gravado em duas versões de estruturação dos módulos. Ambas as versões serão disponibilizadas gratuitamente aos espectadores no canal do YouTube Cláudio Lacerda Dança Amorfa, precedidos de lives de lançamento nas redes sociais, com um debate ao final, conduzido por estudantes do Curso de Dança da UFPE.

  

FICHA TÉCNICA

Concepção, Direção e Coreografia: Cláudio Lacerda

Colaboração criativa: Cláudio Lacerda, Jefferson Figueirêdo, Juliana Siqueira, Stefany Ribeiro

Dança: Cláudio Lacerda, Jefferson Figueirêdo, Juliana Siqueira, Stefany Ribeiro

Cenografia: Renata Gamelo

Iluminação: Luciana Raposo

Figurinos: Djalma Rabêlo; acervo do grupo

Concepção de trilha sonora e de edição de vídeo das projeções: Cláudio Lacerda

Edição de som e operação de som: João Vasconcelos

Registro em vídeo do espetáculo e edição: Morgana Narjara / Colibri Audiovisual

Edição de vídeo das projeções: João Maria

Fotografia: Rogério Alves 

Produção executiva: Clarisse Fraga / Bureau de Cultura

Assistência de produção: Edy Fernandes, Ladjane Rameh

Assessoria de Imprensa: Ana Rocha Comunicação

Assessoria de Redes Sociais: Juliana Santos e Paula Santos / Mirah Ateliê de Ideias

Duração aproximada: 45 minutos