A influência de Zaha Hadid na Pesquisa em Dança Contraespaço

Em 2015 fizemos algumas apresentações de Espaçamento, relativas ao projeto de manutenção de temporada incentivado pelo Funcultura-PE e, desde janeiro, temos investido no desenvolvimento da Pesquisa em Dança Contraespaço, também com incentivo do Funcultura.

Nesta pesquisa – que integra minha pesquisa de doutorado em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia – nós (Cláudio Lacerda, Jefferson Figueiredo, Juliana Siqueira, Orunmilá Santana e Stefany Ribeiro) temos nos inspirado pela obra arquitetônica de Zaha Hadid, arquiteta iraquiana radicada na Inglaterra, para a experimentação e criação em dança. Suas obras têm nos afetado corporalmente e, paralela e simultaneamente, também têm nos alimentado escritos de Hadid e outros profissionais e pensadores da arquitetura e de autores como Gaston Bachelard, Maxine Sheets-Johnstone, Laurence Louppe, Rudolf Laban e Daniel Stern.

Temos trabalhado a partir das forças que a arquitetura de Hadid sugere sobre nós, com a imaginação espacial e a imaginação corporal e de movimento.

Temos recebido visitas de consultores convidados (Arnaldo Siqueira, Gentil Porto Filho e Jonatas Ferreira), que assistem a nossos ensaios e trocam impressões a partir de suas áreas de conhecimento (respectivamente, dança, arquitetura e artes visuais, e filosofia). A Pesquisa em Dança Contraespaço tem sido um processo de trocas, de encontros e de abertura para ser surpreendido, tanto por si mesmo, quanto pelo outro.

Em novembro, fecharemos este ciclo com um ensaio aberto, no dia 06 de novembro de 2015, no Teatro Marco Camarotti (SESC Santo Amaro – Recife), às 17h, compondo a programação do Festival Cena Cumplicidades. Na ocasião, dançaremos, conversaremos e mostraremos imagens, expondo este processo artístico em estado bruto.

Ficaremos muito felizes com a presença de amigos, colegas de trabalho e estudo, interessados e amantes da dança e das artes, para podermos compartilhar esta construção em andamento.

Serviço
Cláudio Lacerda/Dança Amorfa apresenta:
Ensaio aberto da Pesquisa em Dança Contraespaço, com:
Cláudio Lacerda, Jefferson Figueiredo, Juliana Siqueira, Orunmillá Santana, Stefany Ribeiro
Produção executiva: Clarisse Fraga/Bureau de Cultura
Festival Cena Cumplicidades
Teatro Marco Camarotti – Sesc Santo Amaro
06 de novembro | 17h
www.facebook.com/cenacumplicidades
www.cenacumplicidades.com